Preço predatório .QUEM GANHA COM ISSO?

“Para ser Campeão você precisa ter a consciência da abundância: sempreé possível que cada um dê mais, para criar mais e, consequentemente, todos receberem mais.”

(ROBERTO SHINYASHIKI)

Tenho acompanhado algumas práticas de abaixar os preços DAS MENSALIDADES E PLANOS só para quebrar o concorrente e tenho visto muita gente de bem “ fechar as portas de suas academias depois de anos fazendo a diferença em nosso mercado e isso ,graças a práticas como essa de preços predatórios praticadas por pessoas inescrupulosas ou que com certeza estão sendo iludidas por péssima orientação ou que sequer sabem seus preços de custo e acabam recorrendo a essa prática equivocada como uma última estratégia do desespero que desvaloriza o mercado e tem consequências como as que estamos acompanhando. Quebram todas as empresas, as que praticam o preço predatório e os que estão ao seu redor e não conseguem reagir a essa prática.

Mas muitos saem perdendo: 

  1. Professores que são mal remunerados , pois, se a academia cobra pouco comparado aos serviços prestados , paga pouco e consequentemente, esses mesmos professores não conseguem comprar livros e fazer cursos e por isso ,as convenções andam perdendo seus clientes e as editoras agonizam perdendo em venda de livros.
  2. O cliente perde , pois, está sendo atendido por estagiários ( solução que algumas academias recorrem , embora não seja uma prática aprovada pelos Conselhos) ou por profissionais não  qualificados.
  3. Perde o mercado como um todo, apesar de ser um mercado que tem grande potencial de crescimento ( não saímos dos pífios percentuais  de 2% de praticantes de atividade física relativo à população brasileira ,desde 2000). Deixamos de ser um país saudável para sermos um país onde 50% da população está acima do peso.
  4. Prestadores de serviços ,também tem que diminuir sua qualidade de serviços para poder atender a um mercado com um faturamento tão baixo.

 

O nosso cliente a cada dia entende que fazer aulas em algumas academias vale menos do que 2 Mac Donalds por mês em algumas cidades. E MAC DONALD’S ENGORDA!!!!

Não me refiro aqui às academias que  inauguram  com proposta de  Low Cost (baixo custo) e que atingem um outro nicho de mercado ,diferentemente das academias que aqui cito , pois, as Low Cost como o nome mesmo diz opera com baixos custos e tem redução de muitos serviços . Portanto, menos serviços….preço menor, parece óbvio. Refiro-me às academias que incluem todos os seus serviços numa mega liquidação desesperada  e ainda cobram menos.

Por exemplo: você vai num restaurante chique, com Chef famoso, num bairro nobre, com manobrista na porta, lugar reservado e comida de alta qualidade: com certeza você pagará mais caro do que indo num self service, ou você desconfiará de algo errado, certo???  Você paga mais caro por um plano de saúde que lhe oferece médicos atualizados com as melhores práticas de medicina, melhores hospitais e exames. Mas se o plano é barato você sabe bem a dor de cabeça que tem para agendar uma consulta.

Assim o é, também em nossa área, porque deveria ser diferente?
Se você quer conforto, professores de qualidade e atualizados preparando seus programas de treinamento , vai pagar mais pelo serviço. Mas se você dispensa atendimento de qualidade , ou não valoriza, ou não tem condições de pagar, então é justo pagar menos por ter menos serviços.

Agora, manter os mesmos serviços , professores de qualidade e abaixando os preços…  eu gostaria de saber qual é a MÁGICA??? A CONTA NÃO FECHA. Se paga bons salários ou pelo menos os praticados pelo mercado, emite notas fiscais, registra professores na carteira, oferece serviços de qualidade…ISSO TEM UM CUSTO, ou NÃO????

Embora eu encontre muitos donos de academias reclamando que perderam clientes para esse tipo de academia LOW COST, ACADEMIAS DA PREFEITURA EM PARQUES, vai o alerta: VEJA COMO ESTÃO OS SEUS SERVIÇOS, pois, se você perde para o mais barato e que não oferece os mesmos serviços que você , é porque seu aluno a) não está percebendo a qualidade dos serviços que você oferece ou b) você de fato não oferece os serviços que diz oferecer. Seus serviços e atendimento deixam a desejar e por isso , o cliente pensa: porque eu vou pagar mais pelo mesmo???? QUAL O SEU DIFERENCIAL?

Posso citar  academias que aumentaram em 15% o número de seus alunos após a entrada no mercado das academias LOW COST e sabe por quê? Porque melhoraram muito os serviços que vinham oferecendo, SAIRAM DA ZONA DE CONFORTO. Em vez de reclamar , foram ver a sua própria realidade e corrigiram as falhas e para isso é preciso OLHAR PARA DENTRO, ser HUMILDE  e reconhecer suas falhas. SE VOCÊ NÃO ESTÁ RESOLVENDO O PROBLEMA DO CLIENTE, ELE VAI PROCURAR OUTRO.

A cada dia nosso mercado terá que aprender a lidar com o surgimento de novos segmentos ainda pouco explorados como as Low Cost, academias para mulheres, para crianças  e vem muito mais por aí, portanto, ESTEJA PREPARADO. Treine a sua equipe.

Conviveremos com mais  segmentos do que os atuais: LUTAS, DANÇA, IDOSOS, ESCALADA, CORRIDA,PILATES, FUNCIONAL, PERSONAL,ETC.

Portanto, se você quer cobrar bem baratinho é um direito seu, mas mude o seu posicionamento, pois, se continuar oferecendo todos os serviços que oferece por um valor irrisório, você vai quebrar, PODE LEVAR 1 ANO, MAS A CONTA VEM PARA VOCÊ PAGAR. NÃO SE ILUDA.

ENTÃO? VAMOS FAZER A DIFERENÇA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.