Como inibir as distrações do cérebro e evitar que ele lhe afaste de seus objetivos?

NÃO TEM MALABARISMO , NEM MILAGRE QUANDO SE TRATA DE TER FOCO.

distrac?oes do cerebro

Como inibir as distrações do cérebro e evitar que ele lhe afaste de seus objetivos?

O cérebro se distrai porque é cheio de descargas elétricas que formam imagens e pensamentos que duram , me média, 10 segundos e faz isso, em especial quando estamos cansados ou fazendo algo muito difícil, entediante e que não gostamos muito e por isso, buscamos alívio nos distraindo com outras coisas.

As novidades chamam a atenção do cérebro, por isso, paramos o que estamos fazendo a cada novo e-mail que entra na caixa postal, ou “toque” do celular para olhar o que está acontecendo.

Nos tempos primitivos essa característica era importante, pois,  ter um cérebro em alerta e que reagisse a cada novo ruído fazia com que o homem primitivo estivesse preparado para atacar ou fugir. Se estivesse distraído, poderia comprometer a sua própria sobrevivência.

As distrações, de acordo com pesquisas, consomem 2,1 h por dia. Ficamos apenas 11 minutos focados antes de nos distrairmos. Levamos 25 minutos para retornar ao foco do trabalho que estávamos fazendo antes de nos distrairmos e trocamos de atividade a cada 3 minutos, por isso, um local de trabalho privado e isolado é importante para aumentar a produtividade de atividades que demandam criatividade e planejamento. Neste quesito, as baias ou cubículos coletivos favorecem a distração e dispersão de energia diminuindo a produtividade.

Se quiser ganhar tempo, desligue celular, televisão, afaste revistas e qualquer coisa que possa atrair o seu cérebro e tirar o foco do que está fazendo, além disso, amplie a sua percepção para as interrupções rotineiras e que acontecem nos mesmos horários, como por exemplo, pessoas que entram em sua sala para oferecer um cafezinho, ou pedir coisas, ou bater papo. Notifique essas pessoas para não lhe interromper em determinado horário em que estará desenvolvendo um projeto, por exemplo.

Mas não é só se isolando que você pode aumentar o foco,  conversar com alguém aumentará a concentração na solução, porque quando você discute sua ideia ou problema, existe a chance da outra pessoa participar com sugestões, reflexões, perguntas, ampliando a sua visão sobre o assunto e oferecendo um insight durante a conversa.

Outra forma é escrever o que está pensando em vez de “segurar” a ideia no cérebro,  para não esquecer. Isso ocupa espaço do córtex pré-frontal que é muito pequeno (4% do total do cérebro humano)  e é a parte nova do cérebro humano, portanto, ainda em evolução.

Todas essas ações que mencionei,  “esvaziam o cache” , ou melhor, colocam para fora tudo o que está ocupando o espaço do cérebro que é responsável por tomar decisões, tornando-o mais assertivo para fazer as escolhas certas.

Recomendo fazer listas para não esquecer suas ideias; anotar as principais ações que precisa realizar;  escrever ou gravar as ideias principais durante uma conversa ou curso; assim ficará mais fácil priorizar as atividades, listar tarefas e ter uma metodologia para fazer as coisas.

Este treino mental do sistema de inibição de nosso cérebro, deve ser diário se você deseja entregar resultados e, assim,  evitar a falta de tempo e a procrastinação.

Dicas para o o dia a dia:

– se der vontade de levantar e parar o que está fazendo, interrompa essa vontade e continue, até terminar;

– quando chegar a hora de ir à academia e estiver atolado de trabalho na empresa,  feche o computador e vá para a academia e verá que na volta sua produtividade dobrará;

– de manhã, salte da cama sem negociar com a preguiça , tome banho para despertar e vá para o compromisso.

Lembre, você tem apenas alguns segundos antes da vontade de desistir, dominar você.

Pratique:

  • Inibir estímulos externos e internos que consomem energia do cérebro, o distraem e o tiram de seu objetivo.
  • Treinar a inibição para impedir a resposta automática
  • Prestar atenção às experiências mentais porque você tem fração de segundos para conseguir inibir a ação que iniciou no cérebro.

 

Bem vindo à nova era de GESTÃO DE TEMPO COMANDADA PELO CÉREBRO.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.