Fique blindado para os desajustes emocionais de seu chefe

desajustes do chefe

 

Nos dias atuais, apesar de todo o desenvolvimento nas áreas jurídicas, humanas e de relacionamentos nas empresas , o assédio moral de chefes é mais comum do que imaginamos, especialmente, em países de terceiro mundo, cuja impunidade para crimes muito maiores, ainda existe, o que dirá para punir rompantes neuróticos de um chefe desequilibrado que atua na política da PANCADA E GRITO.

Nas sessões de Coaching o que mais escuto de meus clientes são os desafios que enfrentam para lidar com CHEFES DESEQUILIBRADOS.

Tive a oportunidade de conversar com James Hunter, autor do livro famoso “ O Monge e o Executivo” que trata, exatamente ,do assunto Liderança e perguntei a ele se esse descompasso entre Líder e Liderado era maior no terceiro mundo? E ele respondeu que o tema Liderança é preocupante em todo o mundo e que temos mais maus exemplos do que é SER LÍDER do que bons e que ainda teremos muito trabalho pela frente antes que a crença na  PANCADA E GRITO ( expressão usada por mim) seja extirpada do “modus operandi” da maioria das pessoas em cargo de Liderança.

Cabe aqui ressaltar que alguns autores distinguem Líder, de Chefe.

Chefe: com sistema de gestão da era industrial, ultrapassado, cujos indicadores de resultados são apenas os numérico-financeiros e pouco se importam com as pessoas. Busca poder, status e prestigio, a qualquer preço.

Líder – sistema de gestão participativo e progressista, acredita estar na  posição para servir e fazer seu time evoluir e conquistar resultados e crescimento profissional.Seus indicadores contemplam todos os numérico-financeiros e também, o IFB ( índice de felicidade bruto) além dos indicadores de EQUIPE, CLIENTES E PARCEIROS/FORNECEDORES. Sua visão é bem mais ampla do que a do CHEFE. Acredita em PROGRESSO COM AS PESSOAS.

O CHEFE rude, grosseiro, centralizador, que pune, que não elogia,que grita, enfim, todos os componentes para um bom processo por assédio moral, OBTEM OS PIORES RESULTADOS quando comparados a estilos de liderança mais progressistas. Mas cuidado esse tipo de CHEFE é campeão em MANIPULAR RESULTADOS, e acaba dando a falsa impressão de que seu estilo DURÃO é mais eficaz do que os dos demais.

Apesar de toda a luta inicial de Peter Drucker  por uma gestão mais humana e seus seguidores como  o próprio James Hunter,Stephen Covey, Bill George, Jim Collins, enfim todos estudiosos que através de pesquisas analisaram durante anos  o comportamento dos Líderes  e os resultados das empresas, ainda temos que conviver com esse tipo de GESTOR.

AINDA, EM PLENO SEC XX,observamos , especialmente no terceiro mundo,existirem mais CHEFES  do que LÍDERES e que pensam :”que se  danem os outros que são meras engrenagens para conseguir o que quero”.

Possivelmente, muitos de vocês devem trabalhar para um CHEFE que se comporte de maneira inadequada , pois, é portador de crenças como as acima mencionadas e que alguns de vocês deve denominar de chefe IDIOTA, BABACA , DITADOR , DESEQUILIBRADO.

 

Se este for o seu caso ou de algum amigo e parente, seguem algumas dicas para você que AINDA NÃO TEM COMO SE LIVRAR DESSE TIPO DE CHEFE, mas que não quer acabar com seus dias, nem seu estomago, nem sua alegria e felicidade e EU ASSEGURO QUE FUNCIONAM ,  basta você seguir alguns passos :

 

  1. ELE(a) É DOIDO(a) ISSO É FATO. Nenhuma pessoa normal, dotada de faculdades mentais equilibradas sai por ai gritando, xingando, mesmo que em situações de alta pressão e estresse. Quem age assim é desequilibrado emocionalmente, tem problemas de autoestima e autoconfiança. Age assim, da mesma maneira que um animal que demarca território com sua urina.

O que fazer quando ele (a) está nesse estágio? Pense que não é com você, ele deve ter algum problema, espere o “ acesso” passar. Não absorva todas as atitudes insanas de seu chefe como um ataque pessoal, afinal, ele não lhe conhece direito e não tem motivos para agir assim, certo? Não fale nada e mantenha a sua estabilidade emocional. NÃO ENTRE NA ENERGIA DELE. O que ele quer, de fato, é lhe VAMPIRIZAR removendo todas as suas energias e se ele perceber que você ficou deprimido, ai sim, ele vai tripudiar sobre a  sua cabeça. Deixe-o falar ( descarregar a raiva) , anote e depois quando ele(a) estiver mais calmo, volte com a solução proposta.

2. SERÁ QUE É UM BOM MOMENTO? Muitas das discussões ocorrem e são desnecessárias, por falta de sensibilidade do outro para perceber se aquele é um bom momento para iniciar uma conversa com o CHEFE.

Como saber? Bem, infelizmente o seu CHEFE não vem dotado daqueles dispositivos de churrascaria que você aciona sobre a mesa : VERDE = QUERO, POSSO e VERMELHO= NÃO QUERO E NÃO POSSO. Muitas vezes ele fecha a porta da sala ( se é que em algum momento ele deixa a porta aberta) e isso pode significar NÃO POSSO, NÃO QUERO. Definitivamente, não é hora de falar depois de uma reunião onde discutiram números e resultados baixos, ou após uma notícia terrível, demissões em massa, etc. Espere os ânimos acalmarem. Também, não é a hora para propor soluções mirabolantes tentando parecer solicito ao problema da empresa, mas que na realidade irão aumentar mais ainda os gastos com resultados poucos comprováveis e  alto risco. Anote tudo e espere o momento mais calmo.Controle a sua ansiedade de querer apresentar a solução no momento errado.

3. ELE (A) NÃO É UM DOS NOSSOS. Essa frase é comumente usada quando o CHEFE é contratado no mercado, isto é, não fez carreira na própria empresa. Isso não deveria ser um problema, mas se o tal CHEFE CONTRATADO  chega na empresa querendo provar seu poder, se ele manda embora todos os cargos de confiança e coloca a sua TURMINHA, procura ressaltar como ele e só ele tem “ MORAL” com o dono da empresa e para piorar   , ainda maltrata as pessoas, desconsidera os mais velhos, os mais antigos colaboradores e faz questão de tomar todas as decisões sozinho, ai sim temos o MAPA DO INFERNO. Tem gente que ainda acredita que SÓ FAZENDO CARA DE MAU dará resultado, mas na realidade sabemos que esse comportamento exacerbado visa esconder uma grande insegurança e baixa autoestima.

Como agir? Bem, sei que é difícil manter a calma  vivendo uma situação dessas, eu mesma passei por isso e vivi todas as armadilhas que uma pessoa assim pode armar , pois, pessoas assim que são do  mal  JOGAM UM JOGO SUJO  e que você nem sempre está atento, e muitas vezes não é a sua linguagem.

OBS.: NEM TODAS AS PESSOAS QUE VEM DE OUTROS MERCADOS SÃO DO MAL.

Mas, ALERTA TOTAL se ele(a) tentar ser seu amiguinho(a), lhe convidar toda hora para um café e ficar lhe confidenciando coisas. Ele(a), na realidade ,está tentando saber mais sobre a empresa e sobre você, especialmente, seus pontos fracos para usar na hora certa e lhe dar um “chequemate”, ainda mais se você tem boas relações com o dono da empresa e com a equipe.Mantenha a distância e sempre tenha outras pessoas nas conversas , como testemunhas, evite falar com ele(a) à sós, pois, nesses momentos ele (a) aproveita para descarregar toda a raiva e insegurança , fazendo ameaças que você não tem como comprovar. O jogo dele(a) é psicológico.E ele(a) tem a maior paciência e “cara de pau” do mundo para esperar o momento certo para “dar o bote”, pois, sabe que pessoas do BEM estão sempre DISTRAÍDAS.

4. ELE(A) ESTÁ NO MEU PÉ! Todos os comportamentos acima representam assédio moral. Parece que tem gente tão covarde que prefere agir assim , estraçalhando moralmente o outro; usa e abusa ao propor metas impossíveis;recursos escorregadios e incoerentes, mas cujo objetivo é fazer com que a sua “vítima” se sinta tão mal que queira sair desse ambiente o mais rápido possível.E assim o algoz pode ganhar alguns pontinhos com a empresa, pois, economizou alguns trocados na rescisão do contrato da vítima, afinal “foi ela quem pediu demissão”. Usa doses homeopáticas e sutis de um remédio amargo que vai deixando suas marcas COMO UM TORTURADOR  , pois, o seu comportamento  é velado já que o protagonista do assédio moral  não enfrenta o problema de frente , não fala “olho no olho”, ele usa de MANHAS E ARTIMANHAS, minando o emocional de sua vítima.Fica em marcação cerrada criticando o trabalho, conferindo horário de entrada e saída e fazendo um controle usado por pais de  adolescentes que querem saber onde seus filhos estão e o que estão fazendo.

Como agir? Nada de chorar pelos cantos, afinal ficar acuado pensando em garantir seu emprego é a pior coisa a fazer, pois, a sua situação só vai piorar nesse ambiente e o máximo que você vai conseguir com seu silêncio é acrescentar alguns meses à sua permanência na empresa , antes de ser demitido ou pedir demissão. E como você estará emocionalmente abalado, poderá começar a cair seu desempenho e ai sim estará dando motivos para que todos acreditem que a sua saída será a melhor solução, afinal ,você anda desanimado e sem dar resultados. Não avise, não programe, apenas encare seu algoz no momento em que ele lhe aplica seus golpes baixos e o faça na frente de quem estiver por perto  e com toda a segurança, fale: POR QUE VOCÊ ESTÁ ME TRATANDO DESSA MANEIRA TÃO RUDE? PODERIA ESCLARECER O QUE EU FIZ PARA MERECER ESSE TRATAMENTO? Podemos conversar abertamente? NÃO ESTOU ENTENDENDO O SEU COMPORTAMENTO.

Desta maneira você demonstra confiança e segurança e põe fim à “guerrinha de nervos” ou seu algoz pode partir para uma atitude mais profissional e explicar o que espera de você ( isso é o que uma pessoa normal faria ao ser desmascarada) .Além é claro, de passar a respeitá-lo(a) como pessoa e profissional.

Bem, acredito que enquanto você não pode TROCAR DE CHEFE ou abrir seu próprio negócio, essas 4 atitudes devem melhorar e muito o AMBIENTE DE TRABALHO e a sua SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL porque tentar mudar seu chefe, não depende de você e sim dele mesmo querer.

Vale lembrar que pode ser que seu CHEFE nem tenha consciência de que está agindo assim e se ele for do BEM, vai mudar , com certeza.

Sucesso na sua empreitada.Conte comigo.

Mande seu depoimento, ficarei feliz em saber que conseguiu superar esse problema.

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