Alerta geral antes de contratar serviços

Alerta geral antes de contratar

Alerta geral antes de contratar serviços

 

Tem muita gente brincando com a vida, a carreira e a mente das pessoas.

Decidi escrever sobre esse tema , pois, em tempos de crise e desespero o que mais cresce no mercado são os vigaristas e gurus com fórmulas mágicas. Autonomeiam-se  Coaches, Palestrantes, Consultores e em especial, essas carreiras que não são regulamentadas.

Antes de contratar exija:

– currículo com certificados e verifique a veracidade, ligue para as empresas citadas no currículo, as entidades onde ele fez o curso. Hoje em dia tem até certificado internacional falso.

– fale com vários ex-clientes, se possível , pessoalmente, pois, existe uma máfia de clientes virtuais contratados para falar bem desse profissional, exatamente igual aos golpes que você vê nos noticiários da TV.

– analise a reputação, o histórico profissional, este é o ponto mais importante. Vigaristas sempre deixam rastros de destruição.

– cuidado com referências, muitas são compradas e ganham comissões para indicar, embora seja lícito, sempre bom verificar se o produto ou serviço é bom mesmo ou se estão te empurrando um “abacaxi” em troca de uns tostões..

 

Você deve estar pensando:

– Caramba, a Marynês está exagerando.

Creio que não preciso te dar um choque de realidade sobre o país que você vive e como os valores morais estão invertidos e como essa brecha favorece vigaristas que ficam impunes diante de uma lei frouxa.

Qualquer uma dessas profissões que citei aqui, precisam no mínimo de 10 anos na área de gestão, liderança, estratégia como líder, gestor, empreendedor, atuando em MKT, ou a área que o tal especialista alega conhecer para poder te ajudar. Veja antes se a empresa dele faz o que prega.  Como alguém pode ser especialista em ensinar alguém a ter sucesso financeiro se ele próprio não conseguiu isso, concorda??

Não adianta ter 20 anos como Engenheiro, por exemplo e no dia seguinte, após um curso de Coaching  sair falando que é Coach de Vida das pessoas ou Executive Coach. Qual a experiência nessa área de pessoas? Nenhuma. Pode até ser Coach de carreira de engenheiros se foi um engenheiro bem-sucedido.

A experiência para atuar nessas áreas é específica e faz toda a diferença na hora de tomar decisões estratégicas para que você e sua empresa tenham sucesso.

Não adianta ter ficado preso no elevador ( desculpe a ironia) e querer sair dando palestra sobre COMO SOBREVIVER AO CAOS E DESESPERO EM MOMENTOS DE ESTRESSE. O máximo que poderá fazer é contar como é ficar preso em elevador e falar para quem quer aprender como sobreviver com tranquilidade a esse acontecimento. Eu prefiro falar com os bombeiros que devem ter muito mais a agregar em termos de conhecimento, já que tem muitas estatísticas, do que ouvir alguém que ficou preso algumas horas em algum elevador.

Além da falta de experiência, não existe transferência de aprendizagem, pois, cada um reage de uma maneira diferente e as fórmulas prontas não se aplicam a seres humanos e só funcionam com implantação de processos, procedimentos ou rotinas e mesmo assim, tem o fator humano que interfere em como cada empresa manualiza suas rotinas e regras e ao contratar um especialista ele tem que saber como lidar com essas variáveis e isso, só a experiência profissional de anos, fornece.

O ser humano é muito complexo e o profissional que quer atuar ajudando pessoas precisa entender o que está envolvido nos processos de mudanças e como cada atitude interferirá na vida de seu cliente. É muita responsabilidade e comparada a de um médico cirurgião. Você com certeza contrata o melhor antes de se submeter a uma cirurgia, por que, então, com a sua vida, carreira ou sua empresa é diferente?

Ninguém vira Coach, Consultor, Palestrante porque fez um curso de final de semana. Precisa ler milhares de livros, fazer centenas de cursos além de experiência mínima de 10 anos com sucesso e resultados comprovados na área específica que o mesmo alega ter competência para atuar.

Atuar profissionalmente com pessoas que dependem do conhecimento desse profissional é mais profundo do que ler scripts previamente organizados. Não são os roteiros, relatórios que aprendem numa imersão de final de semana de um curso qualquer que fazem a diferença e sim, o que o profissional fará com essas informações, como irá interpretar aquela situação, que decisão tomará para ajudar o cliente. Não é “chutômetro”, nem pode lidar com  a vida, a carreira e a empresa do cliente como se fosse uma roleta russa. Qualquer erro é fatal , não, literalmente do ponto de vista da vida, mas pode acabar com carreiras, empresas e levar pessoas a cometer atos irresponsáveis. Embora eu conheça “profissionais” que quebram empresas, carreiras e viram as costas sem se sentir culpados, acredito que essa atitude, além de representar falta de caráter pode ser alguma patologia.

Pessoas que agem assim não são meus concorrentes. São “profissionais” irresponsáveis, mentem para as pessoas, não tem caráter, nem vergonha. Contam com a inocência, muitas vezes arrogância, vaidade, ego, além do excesso de confiança dos leigos , suas vítimas preferenciais.

Portanto se alguém está te apresentando alguns desses serviços não regulamentados, pense em quantos anos de experiência você tem e se essa pessoa tem no mínimo o dobro de experiência que você, caso contrário, não contrate.

Especificidade é tudo. Se o indivíduo nunca esteve numa sala de aula , não pode sair sair por aí falando que é professor; se nunca teve clientes de coaching não pode falar que é Coach; se nunca liderou equipes não tem competência para atender líderes ou palestra de Liderança; se nunca pisou numa empresa não pode falar que é consultor.

Lembre não é um cursinho de final de semana que faz o profissional e sim a experiência, o tempo dedicado àquele assunto que ele diz poder te ajudar

Tem muita gente falando de temas que leu num artigo e copiou de outro; criando depoimentos falsos de clientes e vendendo uma autoridade profissional que não tem. Até certificados internacionais falsos  eles apresentam. A vigarice tomou proporções neste país que ou você fica esperto ou será mais uma vítima na mão de oportunistas de mercado.

Portanto, alerta geral. Com o MKT Digital que tem atuação excelente nas mãos de gente decente, o fenômeno da vigarice tomou proporções gigantescas já que muita gente acredita em tudo que vê na internet.

Antes de acreditar em qualquer artigo digite no Google para ver se não é plágio, se o autor é essa pessoa mesma; da mesma forma, antes de publicar uma frase motivacional de Albert Einstein, por exemplo, verifique se é dele a frase; tem muita empresa usando frases motivacionais traduzidas dos gringos sem colocar a verdadeira autoria.

ACORDA! Sua vida , carreira e empresa não podem ficar na mão de gente inescrupulosa.

OLHOS ABERTOS ANTES DE CONTRATAR.

VOCÊ NÃO MERECE SER ENGANADO.

Marynês Freixo Pereira

 

 

 

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *